quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TãoDignas

Ontem à noite foi o fechamento das atividades do ano do projeto TãoDignas. Trata-se de uma iniciativa com as mulheres da comunidade de Flexal II de devolvê-las a dignidade, o amor, a vida, que é dada a todo ser humano desde o seu nascimento. Durante os últimos quatro meses desenvolvemos palestras, oficinas, aconselhamentos, atendimento com profissionais e pastoreio. E vimos, nesse tempo, o grupo de mulheres se desenvolver de uma forma gratificante e empolgante. Muitas deram testemunho ontem sobre como foi esse tempo e eu, como gratidão a Deus, escrevi e li a poesia abaixo durante a formatura. Ano que vem, o desafio aumenta, mas nosso coração descansa ao saber que Deus tem conduzido esse pequeno rebanho a pastos verdejantes.

Queimada pelo Sol, castigada pelo tempo, as marcas no seu rosto retratam as experiências que já viveu.
Seus ombros se curvam, mas não caem. Eles suportam um peso que é só seu.
E se na jornada da vida eu pergunto seu nome, você me diz:
‘Ninguém é tão forte como eu!’

Por humilhação já passou, por injustiça também. Ninguém sabe que antes você foi tratada com desdém.
Se no coração há uma tristeza, esquecer te fará bem. Mas perdoar nunca foi fácil e nunca será para ninguém.
E se na jornada da vida eu pergunto seu nome, você me diz:
‘Sou tão comum como qualquer alguém!’

Se te faço perguntas é prá saber quem você é. Prá tentar descobrir a dor, o prazer e a garra de ser mulher.
Não terei as tuas mãos, as mesmas da disciplina e do cafuné. Mas posso acompanhar teus passos, seguindo perto, seguindo a pé.
E nessa jornada da vida, mais uma vez eu pergunto o seu nome e você me diz:
‘Sou tão peregrina, venha ver como é que é!’

Fortaleça seus braços e de dignidade se vista. Não olhe o passado, mas diante do futuro sorria.
Esse é o seu galardão, esta é a sua vida. Que na cruz foi resgatada e por Cristo redimida.
Ele levanta seu rosto, te olha nos olhos e de uma vez por todas o teu nome pronuncia:
‘Tão mulher, tão bela, TÃODIGNA!’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário