sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrô da Fabi

Ontem à noite eu sentei diante da TV. Ultimamente, por estar de férias, tenho feito muito isso. Mas ontem foi proposital. Queria ver o programa que faria uma retrospectiva dos fatos importantes que marcaram o mundo em 2010. Fiz tudo o que eu precisava fazer antes, para estar livre para assisti-lo. Acho que o programa durou mais de duas horas e durante todo o tempo eu fiquei lá, sem levantar sequer para ir ao banheiro – não queria perder nada.
Lembrava da maioria dos fatos que iria passar ali, mas isso não impediu que eu me comovesse novamente ao ver o desespero dos haitianos com aquele terremoto horrível que matou quase 300 mil pessoas. Ou com o sofrimento dos nossos compatriotas de todas as partes do Brasil que perderam tudo com as chuvas e enchentes deste ano. Como não chorar junto com a mãe que perdeu o filho assassinado por causa do engano de um policial? Como não lamentar ver cenas tão chocantes de crueldade de pais para com seus filhos, de marido para com suas esposas, de jovens para com os seus velhinhos?
Percebi que a maioria dos fatos registrada no programa era triste. Quantas tragédias! Assassinatos, chacinas, terrorismo, acidentes, desastres naturais, roubos, perdas, mortes, a desclassificação do Brasil na Copa... Quanto motivo para chorar! Que ano difícil! Como conseguimos chegar ao final, se tudo, todas as circunstâncias insistiam para que parássemos na metade?
Mas, enfim, chegamos! Hoje é o último dia do ano e nós, inteiros ou quase inteiros, estamos aqui. É interessante como todos os dias estamos expostos há milhares de coisas, a diversas experiências, mas, ao que me parece, somente as ruins nos marcam a ponto de nos fazer relembrar.
O programa terminou e eu senti falta de alguns fatos que também ocorreram este ano. Acho que você também sentiu. Senti falta de relembrar a bondade e a fidelidade de Deus que nos permitiram chegar até aqui. Senti falta dos fatos que marcaram a nossa vida pessoal e que de alguma forma nos transformaram em pessoas melhores. Senti falta das experiências que passamos que nos fizeram crescer e nos prepararam para o próximo ano, para que tivéssemos um verdadeiro ANO NOVO.
Será que em duas horas conseguiríamos narrar todas as coisas maravilhosas que Deus nos fez e nos permitiu viver? Conseguiríamos contar todas as suas dádivas e bênçãos sobre as nossas vidas? Fico pensando nas coisas que vivi. Esse ano não foi um mar de rosas pra mim. Foi um ano difícil. De muitos desafios, decepções, frustrações... Mas seria muito ingrata se terminasse assim minha retrospectiva. Foi um ano de sofrimento, mas também de amadurecimento. Foi um ano desafiador, mas de muitas oportunidades. Foi um ano de caminhada pelo deserto, mas também de muita provisão vinda do céu. Deus esteve comigo, como prometera, todos os dias do ano!
Sou grata aos novos amigos que conheci e conquistei. Grata às coisas que aprendi, às experiências que vivi. Sou imensamente grata às histórias de vida que compartilhei, aos novos lugares que pisei, às viagens que fiz. Grata pelo trabalho cumprido, pelas ideias sugeridas, pelas inovações que chegaram. Sou grata pela compreensão a mim estendida, pelos ouvidos emprestados, pela mão segurando a minha, pelos passos dados ao meu lado. Dou graças pelos infortúnios. Pelas lágrimas. Pelas tristezas. Obrigada, Deus, porque eu me frustrei comigo mesmo. Obrigada porque cada decepção me aproximou mais ainda de Ti, do meu verdadeiro Amor. Sou grata a você, 2010! O ano em que pude ver a mão do Senhor! E com meu coração aberto e cheio de esperanças digo... Que venha 2011!

2 comentários:

  1. Fabi... Vc brilha muito!!
    Quando crescer... quero escrever como tú mana!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabi.. Achei ótimo seu texto sobre a restropectiva do ano.. sou grata a Deus por conhecer você e cada pessoa que vive e está junto com a Jocum.. e que em 2011 possamos continuar firmes aos passos de Cristo e obedecendo ao IDE...levando Amor aos perdidos!

    ResponderExcluir