quarta-feira, 16 de junho de 2010

A sabedoria de Vó Domingas

Sua idade era desconhecida
Mas sua sabedoria era vista
Nas histórias que contava
Nas coisas que dizia.
Ela não era doutora
E falar bem também não sabia.
Mas a todos que se aproximavam
Vó Domingas lhes dizia:
“Deus que te abençoa, guri.
Deus é quem te guia”.

Seus braços eram franzinos
Mas não a impediam de trabalhar.
De dia pilava o arroz todinho
À noite, a mandioca pra ‘cascar’.
A lepra atacou seus pés
Mas ela não deixou de caminhar.
Por Retiro São Bento e por outros cantos
Que sua vontade a fazia buscar.
E onde chegava dizia:
“Vim aqui mas vô vortá pro meu lugá!”

Criou mais de 20 filhos
Uns do ventre e outros do coração.
A matriarca da família
Também juntava os netos na adoção.
Todos vinham até ela
E se juntavam ao redor do fogo a lenha.
Pra ouvir as suas histórias
E compartilhar de suas lendas.
E se alguém ficava doente:
“Vem guri, tomá banho de laranjeira!”

Ler ela não sabia
E em escola nunca entrou.
Mas o tempo lhe deu diploma
E a vida foi quem carimbou.
Conhecê-la foi um presente
E eu agora vou falar:
“Vó Domingas me ensine
O que os livros não me puderam dar.
Deixe-me aprender contigo
O que eu vim pra ministrar.
Diante de ti sou só uma menina
Crua e inexperiente
Dá-me um pouco de sua sabedoria
Para que eu possa seguir em frente.
E com minhas letras e poema
Te farei conhecida...
Pelo mundo e para sempre!”

4 comentários:

  1. Como sempre Fabi suas poesias transmitem a simplicidade e a beleza que muitos não são capazes de enxergar e que você o faz muito bem!!! LINDA POESIA... Deus abençõe vc amiga cada dia mais!!!

    ResponderExcluir
  2. as fotos estão lindas

    ResponderExcluir