segunda-feira, 17 de maio de 2010

O aniversário do Inácio

Nunca conheci nenhuma criança chamada Inácio. Prá mim, Inácio sempre foi nome de adulto. De adulto e de presidente, só. Até que aqui, em Barão de Melgaço, essa linda cidade pantaneira, fui apresentada a um garotinho franzino, de cabelos claros e crespos, de cabecinha redonda e sorriso cerrado nos lábios. De poucas expressões, mas de um olhar profundo e brilhante. Ele é filho de um casal da igreja com que temos trabalhado. Já estamos na quarta semana e colecionamos muitos amigos por aqui. Ele também mora nos arredores e sempre vem nos visitar.
Inácio tinha um sonho. Já se aproximava sua quarta primavera e tudo que ele mais queria era uma festinha. Ele nunca teve uma festa de aniversário. Sua família, bastante carente, nunca teve condições de lhe proporcionar tamanha alegria. Mas, devido a insistência de Inácio, sua mãe decidiu usar o dinheiro do 'Bolsa Família' para fazer a festa.
O dia marcado era sábado. Após o culto tradicional, o salão da igreja seria o cenário do sonho de Inácio. Fiquei reparando nas pessoas que chegavam. Havia muitos rostos diferentes, provavelmente convidados de Inácio. Ele, no entanto, pouco os percebia. Estava sentado, num dos primeiros bancos, de vermelho e jeans, apertava os dedos da mão, numa demonstração clássica de nervosismo e ansiedade. A cada cinco segundos seu olhar buscava a porta. Onde estaria o bolo? Quando então as luzes se apagaram e o bolo, de cobertura azul, apontou na entrada da igreja, Inácio deu o mais belo sorriso de todo o Pantanal. Num pulo ele foi parar na reta por onde o bolo passaria. Ninguém conseguirá definir em palavras o tamanho da felicidade de Inácio.
Horas antes, ajudamos a encher as bexigas do aniversário e fizemos uma vaquinha pra comprar um presentinho. Sabe, não havia muitas coisas na festinha, era o bolo, pipocas, refrigerantes, algumas bexigas e quase nenhum presente. Mas para Inácio, bom para Inácio era o paraíso! Era a realização de um sonho, do seu tão esperado sonho... Feliz aniversário Inácio!

ATIVIDADES

Além de termos o privilégio de compartilhar e contribuir com a alegria do povo pantaneiro, nessas últimas duas semanas nós fizemos diversas atividades. Evangelizamos em escolas, no Festival de Pesca, ensinamos na igreja, fizemos visitas na vizinhança e um censo para conhecer melhor a comunidade da Vila do Recreio, onde temos morado.
Percebemos que a maioria das pessoas não terminou o Ensino Fundamental, não têm os documentos básicos e nem um emprego estável. Temos encorajado a igreja local a ser resposta a essas e outras necessidades. Nessa semana, vamos para Retiro São Bento e São Pedro de Joselândia, no coração do pantanal. Lá nosso desafio será ainda maior. Quer ir comigo?

Um comentário:

  1. Que saudades de um guri que nunca conheci!

    Hoje o sorriso do Inácio foi minha alegria!

    Deus abençoe esse guri... E todos os outros 'Inácios', por aí

    ResponderExcluir